Filtração, o que é ?

 


Você já parou para contemplar as águas da chuva, em especial aquelas que empoçam num terreno de terra formando aquela maravilhosa poça de lama e que depois vai desparecendo na terra, provavelmente você poderá reencontra-la brotando cristalina na nascente de algum rio, ai está o princípio da filtração, dado a você, gratuitamente, pela Natureza.



Nós podemos separar sólidos de líquidos, sólidos de gases, sólidos de sólidos ou mesmo líquidos de líquidos de muitas maneiras, porém, quando usamos uma barreira permeável que deixa passar o líquido ou gás retendo os sólidos, então, ai temos um processo de Filtração.

Então, o fato incontestável é que para termos um Processo de Filtração, temos que ter um filtro e um filtro usa uma barreira porosa que permite passar o fluido e reter as partículas sólidas.  Qualquer outra forma de separação receberá outro nome, decantação, centrifugação, destilação, etc. etc.

E é só isso, para ser filtração tem que ter um filtro, uma barreira.

Lembra da nossa poça?  A água penetra na terra, passando por diversas camadas do solo (barreiras) até sair cristalina novamente.  Quem já não teve, ou pelo , menos já viu, um velho coador de café de pano, exemplo típico de filtração.



Fique com a gente, nos próximas postagens vamos ver os diversos tipos de filtração e filtros, e também, vamos falar sobre os outros processos de separação. Vamos descobrir, juntos , os princípios envolvidos em cada tipo.

Até lá.  Grande Abraço


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muito Bem Vindo!

A Informação não substitui o Aprendizado.